livros,

Resenha: O Grande Gatsby

15:12 Isabela Libório 2

       Um clássico que critica, sutilmente, o sonho americano e            a ambição do homem, com uma pitada de romance.

  Quando penso em livros clássicos, penso em palavras complicadas e leituras cheias de consultas ao dicionário. A ausência disso foi um dos motivos pelo qual O Grande Gatsby me surpreendeu. Fitzgerald escreve de modo fluido, te prendendo e encantando já que, apesar disso, sua escrita é impressionante.

  A obra se passa na década de 20, tem aquele clima pós-guerra e retrata certos fatos da época, como o contrabando de bebidas e o sucesso da bolsa de valores de NY antes da sua quebra em 1929. É narrada por Nick Carraway, que acabara de se mudar para uma casa numa ilha a leste de Nova York com o objetivo de trabalhar como vendedor de títulos. Sua simples morada se encontrava entre gigantescas mansões e, em meio a todas essas, havia a do seu vizinho: Jay Gatsby. O lugar era palco de festas extremamente luxuosas, recebendo as mais diversas pessoas que nem sequer precisavam de convite para participar. 

“Havia música vinda da casa de meu vizinho nas noites de verão. Em seus jardins azuis, rapazes e moças iam e vinham como traças, entre sussurros, champanhe e estrelas. Na maré alta da tarde, eu observava seus hóspedes mergulhando da torre de seu ancoradouro flutuante ou tomando banho de sol eu sua praia particular, enquanto seus dois barcos a motor cortavam as águas do Estreito, puxando esquiadores sobre cataratas de espuma.”

  Apesar da pompa e popularidade de tais festas, Gatsby não participava delas. Era um homem misterioso, que despertava as curiosidades das pessoas e era motivo de fofoca, já que tivera um passado de pobreza e ninguém sabia exatamente onde conseguira tanto dinheiro. Mas aí você se pergunta... Onde é que Nick se encaixa nessa história toda? Bem, para começar a explicar devo citar o dia em que o mesmo resolveu dirigir até o outro lado da baía – que separava West Egg, onde morava, do local para onde ia: East Egg – pensando em visitar sua prima Daisy. A moça morava com seu marido Tom Buchanan em uma maravilhosa mansão, mas não parecia tão feliz como deveria.


  Tudo começa a se encaixar e ficar mais interessante quando Nick recebe um convite de Gatsby para ir a uma de suas festas, o que já é bastante estranho levando em consideração o fato de que ninguém é convidado para seus eventos, as pessoas simplesmente aparecem. Com o passar do tempo e com a ajuda de certos personagens – Jordan Baker, por exemplo, que conhecera na mansão dos Buchanan -, Carraway descobre que Jay Gatsby e Daisy já se amaram no passado antes do mesmo ter que deixá-la para servir na Primeira Guerra Mundial. Apesar disso, o cavalheiro ainda guarda esperanças de que terá sua amada de volta.

  Nick se vê em meio a um mundo em que a imagem que se passa é mais importante do que se é realmente, o que acaba tornando o conto bastante moderno. Todas as extravagâncias de Gatsby são, na verdade, um modo do homem atrair sua amada, já que a mesma se casara com um milionário que teria condições suficientes para sustentá-la, o que Jay não possuía na época em que se conheceram. A sua história de amor é contada ao longo das páginas e vale a pena conhecê-la assim, sem que eu a conte aqui.

   Os personagens foram muito bem elaborados, parecem até pessoas reais. Tom Buchanan é um homem rude, infiel e que me desagradou logo de cara. Daisy me encantou quando apareceu pela primeira vez na história, imaginei a mulher mais doce que podia, mas ao longo do tempo percebi que ela não era corajosa como esperava e não lutava pelo que realmente queria, o que me deixou decepcionada e me fez tirar uma estrela da avaliação – Desculpa? -. Nick é honesto, se arrepende por julgar certas pessoas e acaba percebendo que Gatsby é um bom homem, cheio de mágoas e muito otimista.


  O fim do livro é chocante, inesperado. Fiquei boquiaberta com a capacidade que Fitzgerald teve de me surpreender e fugir totalmente do que eu pensava que aconteceria. E isso foi ruim? Não exatamente. Foi tudo muito bem pensado e sua mensagem foi passada de modo extraordinário: o mundo ambicioso em que vivemos pode ser muito cruel e injusto, é preciso ter cuidado. 

  Algo que me decepcionou muito foi a edição que comprei. Sem abrir, ela é lindíssima, capa dura e com luva – que, no meu caso, é igual à capa por ser edição bilíngue -, mesmo não sendo muito fã de livros com a capa do filme pra o qual foi adaptado, eu gostei dessa vez. Aí vem a parte ruim... Achei que seria tudo muito bonito e enfeitado, mas as páginas são simples, sem muitos detalhes– amareladas, pelo menos – e cheeeias de erros de digitação. No fim de alguns períodos, engoliram pontos e até trocaram “ele” por “ela” certas vezes, o que me confundiria se não estivesse prestando atenção. Algumas palavras estão com letras trocadas, o que não interfere tanto, mas me deixa decepcionada por saber que não prestaram atenção suficiente e merecida à edição.

  Recomendo muito a leitura pra qualquer pessoa, é um clássico, não? E olha que ele nem tem cara de clássico, por ser tão fácil e gostoso de ler! Vai lá e mergulha nesse mundo criado por Fitzgerald, porque você ainda tem muita coisa pra descobrir na história. E, ah! Eu assisti ao filme mais recente e farei um post aqui, em breve, falando o que achei da adaptação

2 comentários:

  1. Adoro Great Gatsby! Mas estou só enrolando pra ler mais coisas do Fitzgerald, é demais né?
    Muito boa sua resenha ;D

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom demais! Li mais nada do Fitzgerald além d'O Grande Gatsby até agora também, ai ai HAUHAU Obrigada pelo elogio! <3

      Excluir

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^