livros,

Resenha: O Circo da Noite ♥

22:11 Isabela Libório 8


“- Mais do que um parque de diversões – responde Chandresh. - Mais do que um circo, na verdade, um circo nunca antes visto. Não uma única grande tenda, mas uma miríade de tendas, cada uma com seu espetáculo específico. Nada de elefantes ou palhaços. Não, algo mais refinado que isso. Nada de lugares-comuns. Será um circo diferente, uma experiência realmente única, um banquete para os sentidos. (...)”

(Perdão pela resenha gigaaante, não resisti.)
  Primeiro, só quero me desculpar pela minha ausência aqui no blog. Eu tinha publicado um post explicando, mas apaguei por achar que já voltaria com tudo a postar aqui. Na verdade, eu tenho vontade de atualizar sempre, mas, às vezes, me falta inspiração ou até motivo pra escrever e ando precisando esfriar um pouco a cabeça pra ver se, pelo menos, a criatividade volta. Comentários são muito importantes pra que continue com o blog e sinto muita falta disso, já que preciso deles pra saber o que melhorar e se estão gostando. Mas enfim, não sou de mendigar essas coisas e vou continuar atualizando – com frequência ou não – aqui.
--
  Escrever sobre O Circo da Noite, pra mim, é prazeroso e, ao mesmo tempo, difícil. Esse livro é extremamente especial e eu gostaria de poder escrever tudinho o que senti durante a leitura, mas isso é impossível sem dar spoiler. Ele está na minha lista de livros favoritos e resolvi reler para poder postar uma resenha aqui. Se não me engano, vi a obra pela primeira vez nas mãos de uma amiga da escola e gostei muito da capa, além de que ela me disse estar curtindo bastante a leitura na época. Resolvi pedir pela internet e comecei a ler no mesmo dia em que foi entregue, já que estava muito curiosa. Lembro-me de ter ficado um pouco confusa no começo – falarei sobre isso mais pra frente –, depois me envolver completamente na história e acabar chorando no final por ter que me despedir de um livro tão encantador.


Olha eu me vestindo especialmente pro Circo: de preto e branco e com algo vermelho!
--
  Próspero, o Mágico, recebe uma encomenda um tanto quanto peculiar no escritório do teatro no que parecia ser mais um dia normal de trabalho. Acompanhada de um bilhete preso ao seu casaco, está Celia Bowen, sua filha. O que parecia ser um acontecimento desastroso acaba se revelando algo possivelmente interessante após Hector Bowen – nome de batismo do Mágico – perceber que a garota possui um certo talento especial como o seu.

  Ao certificar-se de que Celia estava preparada alguns meses depois de sua chegada, Hector chama um convidado especial para comparecer ao seu escritório e organizar uma disputa: “o homem de terno cinza”. Após mostrar o talento especial da sua filha e impressionar o colega, o desafia a ensinar truques tão bons quanto – ou melhores – para uma criança que poderia ser escolhida em qualquer lugar que desejasse. O desafio é aceito mais uma vez – costumavam disputar assim sempre – e resolvem combinar onde o grande evento se passaria.


  O homem de terno cinza, finalmente, seleciona seu jogador e os treinamentos pesados começam. Ligados por uma marca deixada pelo anel que foi colocado em seus dedos para representar a disputa, Celia e seu adversário são criados de modo frio e disciplinado por seus respectivos treinadores para que possam vencer o tal jogo. São talentos que envolvem ilusões de ótica, muita imaginação e a capacidade de quebrar, mexer ou consertar objetos com o poder da mente.

  Alguns anos se passam e somos apresentados a Chandresh Christophe Lefèvre, um produtor teatral que não se satisfaz ao ter seu trabalho chamado de “quase transcendental” em uma resenha de jornal e começa a pensar em qual será sua próxima magnífica criação e, dessa vez, sem a companhia de um “quase”. É aí que começa a surgir a ideia do tão lindo Le Cirque des Rêves – O Circo dos Sonhos - e palco da disputa entre Celia e seu oponente.

  Os testes para selecionar integrantes para o grande circo se iniciam e, dentre os escolhidos, está nossa Celia Bowen, que encanta a todos com seus truques impressionantes e sua beleza radiante. Acompanhando e anotando o necessário, está Marco, o assistente de Chandresh, boquiaberto com a figura diante de seus olhos.

  Durante a história, somos apresentados a diversos outras personagens, cada uma com seu destaque especial e a autora cria espaço suficiente para falar de todas elas – o que é ótimo e muito interessante. Há, por exemplo: Mme. Ana Padva, uma ex-bailarina dotada de uma noção impressionante de estilo, Sr. Ethan W. Barris, um grande engenheiro e arquiteto, as irmãs Burgess, que fazem um pouco de tudo, a contorcionista Tsukiko e muitos outros, como os gêmeos Poppet e Widget Murray – nascidos no dia da grande estreia do Circo – e Bailey, um garoto que conhece o local ao ser desafiado por sua irmã.

  O livro possui um romance muito bonito e forte, o casal encontra certos obstáculos para ficar junto, mas a paixão que os conecta é extremamente intensa e acompanhamos o desenrolar ao passar das páginas. Não há muito foco nesse romance, o que acaba decepcionando alguns leitores – principalmente após ler a sinopse, que passa uma ideia da história bem diferente do que realmente é -, porém, pra mim, a dose foi perfeita e deu o toque que precisava.

Deu pra ver na foto como esse detalhe do livro fica lindo ao refletir a luz.

  O mistério que gira em torno de quem é o adversário de Celia é uma das muitas partes interessantes da história, então não darei esse spoiler aqui. Além disso, há outros segredos a serem descobertos e isso nos impulsiona ainda mais a continuar.

 A escrita de Erin é impecável. Tudo é tão bem descrito, que mergulhei completamente na história e me vi parte do cenário nas duas vezes em que li a obra. O circo criado pela autora é tão lindo e fascinante que te faz desejar muitas vezes que seja real, para que possa conhecer as tantas tendas, provar os mais deliciosos doces vendidos por ali e sentir o cheiro de caramelo que sempre paira pelo lugar. Vale mais do que muito a pena conhecer esse mundo, as personagens tão únicas, o amor entre o casal principal um pelo outro e, também, o amor de todos que frequentam e fazem parte do Circo pelo próprio Circo.

  Algo que me impressionou e me envolveu muito foi o fato de que a autora utilizou um recurso muito interessante: durante as páginas, eram colocados alguns textos avulsos - que nem chegavam a formar capítulos -, onde ela falava diretamente com o leitor. Digo, nossas supostas ações eram relatadas, por exemplo:

“Com seu ingresso na mão, você segue uma fila contínua de espectadores 
até o circo, observando o movimento rítmico do relógio 
preto e branco enquanto aguarda. (...)”

 A edição é lindíssima, cheia de detalhes e com algumas “estampas” divertidas. A capa é encantadora e faz jus à história, tão encantadora quanto. Algo muito importante é prestar atenção ao ano e ao local que fica logo abaixo do nome do capítulo, ou você pode acabar ficando muito confuso, já que a autora vai e volta no tempo muitas vezes.



 Posso me considerar, quase que oficialmente, uma rêveur – seguidora e apaixonada por Le Cirque des Rêves.

“São esses aficionados, esses rêveurs, que percebem os detalhes no grande quadro do circo. Notam as nuances dos trajes, os pormenores dos cartazes. Compram flores de açúcar e não as comem, preferindo embrulhá-las em papel para levá-las para casa com todo o cuidado. São entusiastas, devotados. Viciados. Alguma coisa no circo mexe com suas almas, e eles sofrem com sua ausência.” 



8 comentários:

  1. Bela, que resenha linda. Gostei de como você explicou melhor a história sem dar spoilers, pq as outras (resenhas) que eu tinha lido não conseguiam fazer isso e sempre me faziam desistir desse livro. Adorei as fotos também, abraço. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôôô, Tobó, muito obrigada!! Ótimo saber que gostou assim, de verdade. E sim, tem resenhas que soltam um spoiler tão forte, dá uma dor no coração ): Adorei a visita!

      Excluir
  2. Ainda não esse livro, mas vontade é o que não falta! Adorei as fotos e a resenha em si, você é muito talentosa!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler, quero saber o que achou depois! Muito obrigadaaa, sério, fico muito feliz. <3

      Excluir
  3. Adorei a resenha! Que fotos perfeitas *--*
    foradocontextoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu que tinha pedido pra você pelo instagram pela resenha, e eu amei! fiquei com mais vontade ainda de ler! E ameeeeeeeeeeei, amei, ameeeeeeeeei as fotos! todas lindas e incríveis! Demorei um pouco pra ler porque eu queria dar a devida atenção a resenha, mas tenho tido muito tempo, mas não esqueci e finalmente consegui. Parabéns! ficou ótimo e lindíssimo o post *-* ( amei a combinação das cores <3 )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, você é um amorzinho mesmo HUAHUAH Muuuuito obrigada e fico feliz em saber que te deixei com mais vontade de ler, yay!! E relaxa, haha. Quero saber o que achou quando ler, viu? <3

      Excluir

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^