livros,

Resenha: Laços - Turma da Mônica

22:40 Isabela Libório 0


   Grande parte da minha infância girou em torno dos gibis da Turma da Mônica. Tenho um carinho enorme pelos personagens e pelo Mauricio de Sousa e faço questão de guardar toda a minha coleção, além de comprar alguns ainda pra matar a saudade. Eu fiquei extremamente feliz e curiosa quando soube que, em homenagem aos 50 anos de existência da Turma, alguns desenhistas fizeram questão de recriar os personagens com seus próprios traços e escrever seus próprios livros nesse mundinho do Bairro do Limoeiro. Laços é uma graphic novel escrita e ilustrada por Vitor e Lu Cafaggi, fazendo parte dessa grande homenagem. Encantadora e emocionante, é a primeira graphic novel da minha estante e, agora, uma das minhas obras favoritas.

   A história já começa com as imagens adoráveis de quando Cebolinha, ainda bebê, recebe um cachorrinho dos seus pais: o famoso Floquinho. Fiquei algum tempo observando os traços tão bonitos e delicados, chegando a ficar com os olhos cheios d’água ao lembrar de quando meus pais me presentearam com Polly, a minha cachorrinha há 8 anos e, realmente, companheira para todas as horas. Logo depois, podemos perceber que o traço muda e o tempo passa, nos levando para a época em que a Turma da Mônica se passa originalmente.


  Após mais um plano frustrado e muitas porradas da Mônica, Cebolinha percebe uma certa aglomeração na frente da sua casa. De coração partido, sua mãe explica que Floquinho acabou fugindo ao esquecer o portão aberto por um tempinho e Cebolinha fica completamente arrasado. Aliás, como não ficar? Meu coração apertou nessa hora.

  Preocupados com seu amigo, Mônica, Magali e Cascão vão visitá-lo no dia seguinte e o convencem a sair da cama e ir atrás do seu bichinho de estimação. Eles distribuem cartazes de “procura-se” pela rua e acabam encontrando alguns meninos da vizinhança. Com a intenção de provocar Cebolinha, os malvados resolvem fazer piada sobre o sumiço de Floquinho e isso acaba irritando Mônica. Preciso dizer o que acontece? Depois de algumas coelhadas, os garotos confessam que viram o cachorro no Parque das Andorinhas mais cedo. É então que, destemidos e determinados, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão preparam suas mochilas para uma noite de busca.

  O enredo, como vocês podem ver, é extremamente simples, mas a mensagem de união e amizade passada é emocionante, além de que o próprio fato de ser a Turma da Mônica é encantador e nostálgico. As personalidades e características de cada personagem são, obviamente, mantidas como as originais, o que torna muito curiosa e até engraçada a sensação de ler as histórias de personagens que você já conhece com um estilo de desenho bem diferente.

  A obra também possui muitas referências aos anos 80 e a algumas histórias da própria Turma da Mônica já publicadas em gibis. Alguns personagens secundários também aparecem na graphic novel – como Titi, Aninha, Xaveco, Xabéu... -, o que é MUITO legal, já que podemos ver mais algumas adaptações das crianças criadas pelo Mauricio.

  A parte que mais me emocionou foi o final, onde a Lu e o Vitor Cafaggi criaram as cenas do momento em que Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão se encontram pela primeira vez. É um momento tão fofo e tão significativo! O estilo da Lu ajudou a causar essas sensações, por ter usado uma paleta de cores tão bem escolhida, suave e que dá uma carinha de flashback. Quando a história acaba, encontramos alguns extras contando um pouco do processo de criação da obra e, também, um texto explicando um pouco sobre alguns personagens da Turma criados pelo Mauricio.


  A minha edição não é a de capa dura, mas é lindíssima e caprichada mesmo assim. As páginas são grossinhas e feitas com aquele tipo de papel um pouco mais brilhante, algo normal para graphic novels. Vale muito a pena adquirir essa obra, poderia dizer que é quase obrigatório para os fãs da Turma da Mônica, como eu. Me apaixonei pelo estilo do Vitor e da Lu, foi uma homenagem bastante especial e merecida. Já está entre os meus favoritos e pretendo reler algumas vezes!


Resenhas de outras graphic novels da coleção:

    

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^