livros,

Resenha: Amanhã Você Vai Entender

16:29 Isabela Libório 0


“Ainda penso na carta que pediu que eu escrevesse. Isso me incomoda, mesmo sabendo que você se foi, e que não tenho mais a quem entregá-la. Às vezes a elaboro em minha cabeça, tentando delinear a história que você queria que eu contasse sobre tudo o que aconteceu no outono e no inverno passados. Tudo ainda está lá, como um filme a que posso assistir quando quiser. Ou seja, nunca.” 

  Criei interesse por esse livro após ler sua sinopse – que, aliás, até te convence que pode ser uma boa história, mas nem perto do quanto realmente é - e me encantar pela capa tão diferente e cujas cores combinam muito bem, então acabei comprando na Bienal do Livro Bahia em 2013. Fiz a leitura em um dia e foi maravilhoso, me impressionei com o desfecho e com o enredo baseado em toda uma filosofia sobre o tempo e sua complexidade.
  O livro é narrado por Miranda Sinclair, uma garota de 12 anos que vive com sua mãe em um apartamento na cidade de Nova York. Ela tem uma vida totalmente comum, vai para a escola todos os dias e se diverte com seu melhor amigo e vizinho: Sal. O curioso é que as primeiras páginas do livro são intrigantes, parecem até um pouco deslocadas e colocadas no lugar errado, pois já te mostram que algo de estranho aconteceria na vida da personagem principal. Ou seja, o mistério começa desde aí.

  Enquanto Miranda caminhava com seu melhor amigo de volta da escola para casa, algo completamente estranho e aleatório acontece: um garoto afasta-se do grupo com o qual conversava e atinge Sal com um soco na barriga e no rosto sem motivo algum, depois se retira. É desse dia em diante que tudo começa a mudar e sua amizade com o garoto esfria, já que ele se recusa a falar com ela novamente, o que a deixa muito confusa. Por que Sal teria se afastado dela por algo que não foi sua culpa?


  Além disso, algumas coisas pessoais de Miranda e sua família começam a sumir, bilhetes suspeitos cujo remetente sabe detalhes sobre a rotina e a vida da garota começam a aparecer nos lugares mais inesperados falando sobre alguém que ela deve salvar, sobre viagens e coisas extremamente estranhas. O mais inquietante é o fato de que os tais bilhetes parecem ter sido escritos por alguém capaz de prever o futuro e que pede para Miranda escrever cartas de volta contando sua história e as entregue no momento certo. Mas que momento é esse? De quem são esses bilhetes?
  Nós nos vemos rodeados de mistérios nesse livro e a curiosidade em saber o desfecho de tudo isso nos impede de fechá-lo antes da última página. A autora escreve de modo muito tranquilo e torna a leitura mais prazerosa, sem muitas complicações. Os capítulos são curtos, as páginas são amareladas e a fonte é até grande. Tem uma ótima diagramação e essa edição é muito bonita, principalmente pela capa. Os títulos dos capítulos são muito interessantes, porque têm um padrão: praticamente todos eles se iniciam com a frase “coisas que”. Isso é inspirado no programa televisivo de perguntas e respostas pro qual a mãe de Miranda está se preparando durante a história.


  Devo ressaltar que todos os personagens são importantes, então preste muita atenção em cada um deles e não deixe os detalhes passarem. Miranda é mais madura do que a maioria das meninas de sua idade, tanto que eu não lembrava que ela tinha 12 anos e me surpreendi ao fazê-lo. Não me apeguei exatamente aos personagens, mas achei que foram bem caracterizados e produzidos.

  Achei a resolução do mistério inteligentíssima e até me surpreendi, porque não esperava por esse desfecho. É muito bom descobrir tudo aos poucos com a personagem. Amo como a autora fala do tempo, sua complexidade e um pouco de Filosofia. É algo tão interessante e nos faz questionar tanta coisa ao nosso redor, até confunde um pouco a cabeça – acho isso muito prazeroso, tem aquele gostinho de “isso é tão louco que ainda não absorvi” – e nos leva a reler as frases.

“Mamãe diz que todos nós temos um véu que nos separa do resto do mundo, como o que as noivas usam no dia do casamento. Só que esse é invisível. Andamos felizes com um véu invisível no rosto. O mundo fica um pouco borrado, mas gostamos dele assim.”

“- Acho que o tempo é como isto – disse, segurando no alto o anel, que era dourado, todo cravejado de...
- São diamantes? – perguntei.
- São brilhantes. – Ela deu de ombros – Veja. É como se cada momento do tempo fosse um brilhante do anel. Imagine um anel realmente grande, todo contornado com brilhantes. Cada brilhante seria um momento. Entendeu?”

  A resenha ficou mais curta dessa vez, porque não posso dar muitos detalhes, ou acabaria com o mistério do livro. Falei de poucos personagens, mas foi proposital, lendo você perceberá que existe uma boa quantidade e todos acabam sendo importantes. Eu recomendo muito, para qualquer pessoa. E não venha me falar que não tem tempo pra isso, você pode ler um pouquinho todos os dias e acabar super rápido. Vale muito a pena!

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^