livros,

Resenha: Bubble Gum

18:48 Isabela Libório 0


Eu saí que nem maluca essa manhã sem olhar para trás. Não preguei olho essa noite. Não trouxe nada comigo. Apenas uma muda de roupa, um livro poeirento, um maço de cigarros e o cartão de Georges numa velha sacola de viagem. (...) O horizonte estava arroxeado, cor de malva, e soube que seria um belo dia. Não havia nada que eu lastimasse, nem meu pai, nem meu quarto, nem o silêncio da alvorada no campo. Nada de mim ficava para trás em Terminus.” 

 (Finalmeeeente eu tô de volta, tava com saudade de postar, mas queria muito esperar pra minha tão esperada câmera chegar e ela chegou! Fiquei feliz pra caramba, porque nem esperava ter algo assim ainda esse ano e acabou que deu certo, achei um preço bem em conta. Essa é a minha primeira câmera e, pra quem quer saber, o modelo é Canon T3. Ainda tô aprendendo a mexer, não é muito fácil e esse é o primeiro post com fotos tiradas com ela! Tô super feliz e animada pra voltar. As fotos não estão maravilhosas por eu ser iniciante, mas digo logo que essa máquina é excelente! A capa do livro não tem uma cor muito bonita, então isso também não ajudou nas fotos.) 

  Lembro-me de ter comprado esse livro por estar em uma promoção e por ter visto uma amiga fazer o mesmo. Eu não fazia ideia do que se tratava e fiquei chocada, surpresa com a leitura. É um livro que, digamos assim, foge um pouco do estilo que geralmente leio, mas gostei bastante da experiência e pretendo comprar outros da autora. A leitura é super intensa, tem algumas cenas pesadas e te faz refletir bastante, já que é cheio de críticas à sociedade parisiense da época.
  Manon odeia a vida monótona, sem graça e pobre de oportunidades que possui na pequena cidade de Terminus. Ela tem um sonho que parece bem fora da sua realidade: tornar-se uma celebridade, uma atriz de sucesso. É quando um homem lhe sugere uma carreira de modelo que Manon decide arriscar, deixando tudo pra trás sem receio algum e mudando-se para Paris.

“Eu detesto meu quarto, e a viga no teto, e as rachaduras na viga, as quais poderia desenhar de olhos fechados, (...), as cortinas floridas rasgadas, o radiogravador que funciona uma vez em duas, os pôsteres de estrelas de cinema que nem sonham que eu existo, minha cama estreita, e o abafamento, sobretudo o abafamento: esse pé-direito baixo, esse espaço entulhado, essa janelinha ridícula, essa janelinha, quase uma fresta, que é sozinha minha única abertura para o mundo, e tudo que vejo do mundo é a praça de Terminus e a velha defronte que agoniza lentamente diante da sua tevê até o amanhecer, é o meu sol particular, meu reflexo caolho.” 

  Paralelamente, somos apresentados ao Derek Delano, um cara cheio da grana e cansado daquela vida de sempre. Ao ver-se nessa situação, resolve que iria destruir a vida de alguém por diversão.

“Hoje decidi despedaçar uma existência. Acordei entediado, ainda mais enfadado do que quando fui dormir, ainda mais entediado do que na véspera, do que anteontem, e todos os dias antes, (...)” 

  As primeiras páginas dos livros contam um pouco da trajetória dos personagens até o dia em que se encontram em uma festa. Essa tal festa era VIP, recheada de gente famosa e o convite havia sido arranjado por Sissi, mulher que trabalhava com Manon em um restaurante. Lá, acontece seu encontro com Derek e o mesmo decide que faria dela a sua próxima vítima.


  A vida de Manon vira de cabeça pra baixo e ela se vê rodeada da fama com a qual sempre sonhou. Derek passa a lhe proporcionar tudo o que tanto desejava: seu rosto em capas de revista, outdoors, reconhecimento e encontros com outras celebridades. O problema é que tudo isso pode ter um preço: a garota se vê envolvida em um mundo perigoso e sua saúde lhe escorrega pelas mãos. Drogas, obsessão por seguir o padrão de beleza imposto e o álcool são coisas que passam a fazer parte da sua vida com cada vez mais força e Manon desespera-se ao perceber tal decadência.
  Quando comecei a ler eu, sinceramente, achei que não conseguiria terminar. No início, a leitura foi muito arrastada, a autora não dava pausas – literalmente: algumas páginas só possuíam um ponto e olha lá, o resto era só vírgula – e as informações eram jogadas muito rapidamente, tudo ao mesmo tempo. Algumas páginas depois, tudo ficou normal – a pontuação era “constante”, como deveria - e eu percebi que aquele era um modo de causar certo impacto mesmo. Além disso, fiquei um pouco chocada com as coisas citadas abertamente, as cenas são bem pesadas e reais mesmo, nada muito maquiado. Porém, foi o jeito perfeito de passar a sensação necessária de acordo com a história.

  Quanto à edição, tenho nada a reclamar. Achei a capa bem legal, chama a atenção e foi um dos motivos pelo qual eu comprei o livro. As páginas são, felizmente, amareladas e a fonte tem um bom tamanho.



  Os personagens não me cativaram exatamente, até porque acho que essa nem era a ideia, mas eu achei que foram todos muito bem estruturados. Podemos perceber as mudanças nas personalidades de Manon e Derek ao passar das páginas de modo não artificial, é algo bem pensado e de acordo com o que acontece em suas vidas.

  E o final, ah...O FINAL! Se você está achando a leitura difícil ou não acha que vai conseguir terminar, continue, porque você não vai se arrepender quando chegar às últimas páginas. O desfecho é sensacional, um plot twist daqueles de dar um nó no cérebro, muito bom! Apesar de ter sido um pouco surreal demais comparado a toda a realidade mostrada no livro, achei que foi a escolha perfeita e tudo foi muito bem explicadinho, não me deixou cheia de perguntas. Ah! Também é explicado o motivo pelo qual o nome do livro é Bubble Gum e eu adorei isso. É claro que não vou contar o que é, vão lá descobrir! Mas tenho uma observação: talvez, esse não seja um livro recomendado a todas as pessoas – ou todas as idades -, por conta da densidade dos assuntos comentados, os xingamentos e o fato de que muitas coisas são faladas abertamente.

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^