livros,

Resenha: Astronauta - Magnetar

12:53 Isabela Libório 0


  Essa é mais uma resenha das lindas graphic novels baseadas nos personagens do incrível Mauricio de Sousa em homenagem aos 50 anos da Turma da Mônica – clique aqui para ler a da Turma e aqui para ler a do Chico Bento -, cujo trabalho sempre me encantou e fez grande parte da minha infância. Confesso que o Astronauta não era um dos meus personagens favoritos, não achava as histórias dele tão divertida quanto as dos outros. Mas, como quero colecionar todas as graphic novels especiais e passei a gostar bastante de ficção científica – a série Doctor Who foi uma das culpadas por isso -, resolvi comprar e não me arrependi.

  Astronauta almeja chegar a lugares cada vez mais distantes, jamais alcançados e desbravar tudo o que está à sua disposição – e além -, diferente do seu avô: um homem tranquilo e contente com a vida simples que leva. Nessa graphic novel, o objetivo principal do nosso protagonista é ir em busca do fenômeno Magnetar pra coletar dados sobre o mesmo. O que, consequentemente, o obriga a abandonar a família, os amigos e uma paixão.


  É aí que acontece o que pode lhe custar a vida: Astronauta acaba por cometer um erro técnico e desespera-se ao perceber que está correndo perigo. Sua nave é atingida e danificada, além de que ele ainda perde a oportunidade de comunicar-se e de receber ajuda do computador. Sozinho naquela imensidão, o jeito é dedicar-se a criar um plano de fuga, mas é preciso lutar para que a solidão e a saudade não os levem à loucura.


    Vi muita gente falar super bem dessa obra do Danilo Beyruth e devo dizer que agora sou uma dessas pessoas. Eu senti o desespero do personagem e cortou o meu coração vê-lo naquela situação de extrema solidão. É chocante o momento em que você passa uma das páginas e percebe o tempo que já se passou pra ele e como o personagem chega a delirar e imaginar coisas.


  As ilustrações retrataram muito bem tudo o que acontecia, principalmente o passar do tempo, isso me deixou impressionada. Os traços são fortes, bem detalhados e é tudo muito colorido, mas as cores combinam e fluem, ao mesmo tempo. Tem tanta coisa pra olhar nos quadrinhos que ficamos até perdidos – num bom sentido, haha -.



  Confesso que fiquei um pouco confusa no começo, quando ele explicou um pouco sobre alguns fenômenos espaciais, por mais que eu goste do assunto. Mas isso passou logo, as informações foram breves e a história acabou bem rápido, não deixando de ser impactante. Eu não vi durante a leitura, porém, há um glossário nas últimas páginas que nos deixa mais por dentro desses termos.

  Dá pra perceber a dedicação que Danilo teve com a graphic novel e o fato de que ele fez pesquisas em Astrofísica para realizá-la prova isso. Como de costume, Astronauta - Magnetar vem acompanhada de alguns extras mostrando um pouco do processo de criação, falando sobre o personagem original do Mauricio de Sousa e um pouco do autor que fez a adaptação.

Recomendo pra vocês fãs de ficção científica – ou não -, dos personagens do grande Mauricio e pros que gostam de graphic novels em geral também. Vale a pena e esse tipo de arte deve ser apreciado!




(Desculpem pela mudança repentina de fonte durante a resenha, não consegui consertar e não sei o que aconteceu)

Resenhas de outras graphic novels da coleção:


    


0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^