livros,

Resenha: Fortunately, the Milk...

22:37 Isabela Libório 0

Traduzindo, literalmente: "Felizmente, o Leite..."


“Mum’s away.
Dad’s in charge.
There’s no milk.”
("Mamãe está fora/ Papai está no comando/ Não tem leite.")


 Desde que assisti a Coraline e li O Oceano no Fim do Caminho e Sandman, criei uma certa admiração por Neil Gaiman que me faz ficar um pouco animada demais quando alguém cita o nome do autor. Sei que li pouquíssimas obras dele por enquanto, mas quero mudar isso e aumentar minha coleção. Aliás, essa vai ser a primeira resenha em inglês aqui no blog, pretendo fazer outras assim – quando adquirir mais livros na língua - , então espero que curtam!

 Dia 28/03, fui pra Livraria Cultura participar da Turnê Intrínseca aqui em Salvador – foi MUITO legal <3 – e fiquei passeando pela loja enquanto aguardava. Estava na parte infantil – sim, adoro -, quando me deparei com uma lombada brilhante com o nome de um autor nada adorado por mim: Neil Gaiman. Quando vi que era um livro que procurava há bastante tempo e ainda era em inglês, quase dei um berro. Foi aí que peguei a obra, vi o quão linda era – de capa dura e com jacket! -, conferi o preço – barato pra aquela qualidade! – e vi que era a única na estante. Esse livro tinha que ser meu.
 Abrir a geladeira e não encontrar seu precioso leite de todas as manhãs pode não parecer um problema pra muita gente, mas, para as crianças dessa casa, é um absurdo não ter o que colocar no seu cereal. Com sua mãe fora de casa para uma viagem a trabalho, o jeito foi pedir pro seu pai sair em busca de uma nova caixa.


 Teoricamente, essa seria uma tarefa muito fácil, mas é quando o homem demora tempo demais para voltar pra casa que as crianças começam a se questionar sobre o que teria acontecido. Finalmente, ao chegar em casa, ele começa a contar toda a aventura pela qual teve que passar pra que, felizmente, o leite pudesse chegar inteiro, mesmo que não a tempo.

 E é aí que entra a peculiaridade das histórias do Neil Gaiman: o pai das crianças relata uma história nada convencional onde vampiros, dinossauros, piratas e viagens no tempo são uma parte importante e culpados pela quase perda do tão esperado leite.
 A criatividade do Neil Gaiman sempre me impressionou muito e com esse livro não foi diferente. Mesmo com um enredo bem simples, ele conseguiu transformar a história em uma mega aventura, cheia de personagens doidos e sacadas bem engraçadas. Sim, é uma obra voltada para crianças, mas acho que pode, sim, divertir qualquer faixa etária, como me divertiu – se bem que sou suspeita pra falar do autor, né? -.

 As ilustrações feitas por Chris Riddell dão um toque muito especial, te fazem devorar o livro ainda mais rápido e é tudo narrado pelo pai como se fosse a coisa mais normal do mundo. Por conta da simplicidade do enredo, me perguntei se não havia algo por trás, se Neil Gaiman não deixou tudo exageradamente surreal de propósito para deixar uma pulga atrás da orelha dos mais velhos e fazê-los se perguntar o que o pai realmente estava fazendo. Sei lá, né? Viajo mesmo.

O pai nas ilustrações lembra bastante o próprio Neil Gaiman!

 Ainda nem acredito que encontrei uma edição tão maravilhosa numa livraria pertinho de mim. A jacket - ou luva - é linda, tem um reflexo diferente que faz o papel brilhar com as cores do arco-íris - pena que as fotos não mostram isso... - e a ilustração já mostra um pouco da loucura da história.

 A capa “nua” é vermelha, com o título, o autor e a editora na lombada em branco. É o meu primeiro livro assim e eu estou apaixonada. Sobre o inglês, é bem fácil de entender, talvez você precise do dicionário pra entender uma palavra ou outra, mas o vocabulário é bem simples e a fonte é bem grande, então é um livro curto. Infelizmente, ainda não há uma versão traduzida pro português.


E aí, vocês já leram ou conheciam? Recomendo que leiam, 
é rapidinho e divertido demais. 

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^