livros,

Resenha: Vincent

08:59 Isabela Libório 0



 Eu sempre tive um certo encanto pelas pinturas que conheço – que são poucas, aliás - do Vincent Van Gogh e uma curiosidade pela sua vida e estilo, mas nunca tinha parado pra procurar um livro que falasse sobre o mesmo. Por mais bobo que pareça, depois de ter visto um episódio de Doctor Who - - em que Van Gogh aparece como personagem – eu gosto de acreditar ainda que o Doctor realmente conheceu o pintor, haha -, fiquei ainda mais curiosa e tentada a pesquisar sobre ele e ler sobre sua vida. Quando ouvi falar da graphic novel Vincent e li a resenha do blog Cheirando Livros, não pude evitar comprar e mergulhar na história.
 Após mudar-se para o sul da França, Vincent Van Gogh passa a se sentir cada vez mais inspirado diante de tantas paisagens maravilhosas e cria obras que acabam fazendo parte de sua época mais produtiva. Conversando com seu irmão Theo através de cartas, ele conta tudo pelo que anda passando e compromete-se em vender obras o suficiente para se sustentar e pagar ao irmão tudo o que lhe deve.

 Apesar dessa esperança e liberdade para pintar toda a beleza à sua volta, Van Gogh passa por crises diante do pouco dinheiro que consegue e do incômodo que sente ser na vida de Theo, seu irmão. Entre alucinações, dores fortes e súbitos ataques de loucura, o artista dedica-se as suas criações e acaba representando essa angústia, deixando suas pinturas ainda mais intrigantes e curiosas.

 Os traços de Barbara Stok são simples e, ao mesmo tempo, bem bonitos. Os quadrinhos são super coloridos e bem fáceis de ler, dá pra terminar a graphic novel rapidinho. Aliás, todas essas cores acabam contrastando com os momentos mais melancólicos da história, incluindo os ataques de loucura de Vincent, onde a ilustradora deixa tudo mais vibrante. Algo que pode não ter sido tão bem sucedido, já que acabou fazendo algo dramático parecer cômico por conta das caretas feitas pelo personagem principal.

 Fiquei com o coração partido em diversas partes, a história do artista é tensa, bem tumultuada mesmo, mas é lindo como ele conseguiu transformar tudo isso em arte. Não pense que, depois dessa graphic novel, você vai saber tudinho da vida de Van Gogh, até porque só conta parte dela e de modo bem resumido. Mas pra quem, como eu, quer começar a conhecer a sua história – ou continuar conhecendo - e aproveitar uma obra bem gostosa de ler, vale a pena.



Só pra completar: tava com saudade de postar aqui! Feliz por conseguir voltar. A resenha foi curtinha exatamente por ser meio que uma biografia, então não tem muito do que falar, hehe. 

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^