livro doctor who,

Opinião: Doctor Who - 12 Doutores 12 Histórias

16:09 Isabela Libório 0



 Vocês já devem saber do meu amor por Doctor Who que surgiu no ano passado, logo que comecei a acompanhar a série. Quando soube que a Rocco lançaria o livro de contos baseados na série escritos por vários escritores renomados – só de ver que tinha Neil Gaiman, fiquei doida -, coloquei na minha lista de desejados automaticamente e Tom, sabendo disso, me presenteou com esse livro lindo no Natal. <3 Resolvi não fazer uma resenha, mas sim um post contando um pouco sobre o que achei.
 Pra quem tá meio perdido, Doctor Who é um seriado inglês de ficção científica super clássico. Originalmente, começou lá nos anos 60 e foi relançado em um novo formato no ano de 2005, que é a série que eu acompanho. Resumindo, Doctor Who conta a história de um alienígena Senhor do Tempo – o Doctor, ou Doutor - que tem forma humana e viaja pelo tempo e espaço na TARDIS, sua nave espacial em formato de cabine de polícia britânica. Durante suas viagens, ele conhece pessoas diferentes e algumas delas acabam acompanhando-o durante suas missões.

 Aí vocês me perguntam: “mas por que 12 Doutores?”. Bem, é que, desde o início da série nos anos 60 até a temporada mais recente – que ainda não acabou -, o Doctor já mudou de forma 12 vezes, ou seja, 12 atores já interpretaram o mesmo personagem, só mudando a personalidade e a aparência. Isso acontece porque o mesmo, quando está em risco, se regenera para evitar a morte. A série que recomeçou em 2005 já estava no 9º Doctor, então só sou familiarizada com 3 deles, ainda não cheguei na temporada do 12º. Aliás, meu favorito é o 10º, interpretado por David Tennant e, depois, o 11º, interpretado por Matt Smith. <3 Deu pra entender? É confuso, eu sei.


 Os contos foram escritos, em ordem de Doctor, por Eoin Colfer, Michael Scott, Marcus Sedgwick, Philip Reeve, Patrick Ness, Richelle Mead, Malorie Blackman, Alex Scarrow, Charlie Higson, Derek Landy, Neil Gaiman e Holly Black. Os autores criaram histórias próprias, não existem na série, então não tem problema com spoiler. Quer dizer, você vai acabar descobrindo sobre os acompanhantes, mas isso não interfere tanto assim. Estranhei um pouco os 8 primeiros contos por não conhecer os Doctors da série antiga, então procurei fotos no Google pra conseguir imaginar direitinho e ainda acho que a personalidades dos mais recentes são muito mais maduras e legais.

 Os contos são muito divertidos e engraçados, têm enredos bem sem-noção, tipo os da série mesmo. Acho que não vale taaanto a pena pra quem não acompanha o seriado, porque acredito que é muito mais prazeroso pra quem o faz e já conhece o estilo, porque pode ficar confusa toda essa coisa de viagem no tempo, TARDIS, alienígena com forma humana, regeneração e tal, já que isso não é explicado no livro.

 Os meus favoritos, na ordem, foram Na Ponta da Língua – de Patrick Ness, com o Quinto Doctor -, Hora Nenhuma – de Neil Gaiman, com o Décimo Primeiro Doctor – e Luzes Apagadas – de Holly Black, com o Décimo Segundo Doctor -. Pois é, eu estava bem ansiosa pro conto com o meu Doctor favorito, o Décimo, mas me decepcionei. Senti falta de Rose, a minha acompanhante favorita, e Donna também, queriam que elas tivessem aparecido direito, mas fiquei feliz que Amy – minha segunda acompanhante favorita – apareceu bem.


 A edição que a Rocco lançou é maravilhosamente linda! Não é exatamente capa dura, mas tem um material diferente, resistente. As páginas são amareladas e, no início de cada conto, há uma ilustração com a silhueta do Doctor correspondente. As fontes e a diagramação são excelentes, tenho nada a reclamar, amei completamente.


Minha coleção de objetos de Doctor Who ainda não começou, então as fotos ainda estão sem graça, hehe. Vocês acompanham o seriado? Já tinham ouvido falar desse livro? Me contem nos comentários!

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^