livros,

Resenha: Matilda

13:53 Isabela Libório 0

A capa tá estragadinha assim porque é mole e sem orelha. ):

 Ano passado, descobri que três filmes favoritos da minha infância são baseados livros e foram escritos pelo mesmo autor: Matilda, A Fantástica Fábrica de Chocolate e James e o Pêssego Gigante, todos de Roald Dahl. Fiquei chocada e encantada ao mesmo tempo, já querendo ler suas versões escritas. Quando eu estava na maravilhosa Livraria Cultura, encontrei Matilda e Charlie and the Chocolate Factory, ambas versões em inglês. Resolvi ler Matilda esses dias e me encantei ainda mais, foi uma experiência nostálgica e gostosa.
A história

 Matilda é uma personagem encantadora, dedicada e digamos que um pouco precoce: com 1 ano e meio, seu vocabulário já era perfeito e sabia tantas palavras quanto a maioria dos adultos; com 3 anos, aprendeu sozinha a ler usando jornais e revistas que encontrava pela casa; com 4 anos, sua leitura era rápida e excelente, o que a fez começar a ir em busca de livros. Pena que, para os seus pais – Mr. e Mrs. Warmwood -, tudo isso era idiotice e ela deveria assistir à enorme televisão na sala de sua casa no lugar de procurar por essas “coisas inúteis”.


 Aproveitando que era deixada sozinha em casa todos os dias da semana, Matilda se dirigiu até a biblioteca pública perto de onde morava e passou a devorar as obras que encontrava. Com 4 anos e 3 meses, a garota havia lido todos os livros infantis da biblioteca e começou, então, a se divertir com livros maiores e mais adultos – como Grandes Esperanças de Charles Dickens, Jane Eyre de Charlotte Brontë e A Revolução dos Bichos de George Orwell –.

















"The books transported her into new worlds and introduced her to amazing people who lived exciting lives. (…) She travelled all over the world while sitting in her little room in an English Valley.” *

 Diferente das outras crianças, Matilda entrou no colégio aos 5 anos e meio, um pouco mais tarde do que o normal, já que seus pais não se importavam muito com a educação da filha mais nova e esqueceram de fazer isso antes. Na sala de aula, a garota encantou sua professoraMiss Honey – logo de cara, pois sabia uma imensidão de coisas e tinha facilidade em fazer cálculos de cabeça. Com o tempo, a moça descobriu como a aluna sofria e era ignorada por seus pais, o que fez com que ela criasse um forte laço com Matilda.

“I am going to do something about this child, she told herself. I don’t know what it will be, but I shall find a way to help her in the end.” **

 A escola era assombrada pela diretora que mais parecia uma bruxa de contos de fada: Miss Trunchbull. A mulher não pensava duas vezes antes de fazer terríveis crueldades e passou a implicar com Matilda, pois a menina era esperta demais pro seu gosto e aquilo não podia ser real.

 Com o apoio dos seus colegas e sua professora, Matilda resolve que não vai deixar a situação do jeito que está e vai dar o que algumas pessoas merecem. Ela vai acabar percebendo, também, que é muito mais especial do que imaginava.
Minha opinião

 Como eu já conhecia a história, não tive muitas surpresas durante o livro, mas aproveitei e amei do mesmo jeito. Alguns momentos me deixaram angustiada, Matilda é tratada de modo absurdo pelos pais, cujo modo de pensar é machista e super limitado. A diretora do colégio é cruel até não poder mais, deu vontade de pegar todas as crianças e trancar na minha casa, pra tirá-las do inferninho que é aquele lugar.

 Matilda é, com certeza, uma das melhores personagens que já vi. Cheia de personalidade, determinada e muito meiga, assim como a sua professora Miss Honey. É claro que, por ser uma ficção – e uma história infantil -, algumas coisas são bem exageradas, mas isso não torna o livro ruim, muito pelo contrário.

 Já o inglês é, felizmente, bem fácil de entender. Apesar de que o livro é grandinho, dá pra ler rapidinho e sem precisar ficar olhando o dicionário, já que o vocabulário é simples. Esse livro é um amor, o final deixou meu coração quentinho e otimista, haha. Recomendo pra qualquer pessoa e, se você anda treinando o inglês, tenta ler a versão na língua, duvido que vá se arrepender. E dá pra encontrar em português também!

 A minha edição é daquelas estrangeiras bem simples, por isso foi mais barata. Infelizmente, o material da capa é bem mole e dobra/amassa/rasga com muita facilidade, até porque não tem orelha. As folhas são daquele papel que parecem um pouco com jornal, o que deixa o livro super leve. Apesar de tudo isso, não me incomodei e li tranquilamente. As páginas são cheias de ilustrações muito fofas, aliás.
A adaptação

 Não podia deixar de falar da adaptação pro cinema, né? Ela foi feita em 1996 e eu já vi não sei quantas mil vezes, vale tão a pena quanto o livro e foi bem fiel. Algumas cenas colocadas não existem no livro, mas gosto delas e a atriz que interpretou a Matilda - Mara Wilson – fez um papel perfeito.




Só encontrei o trailer em inglês. :( E a qualidade tá horrível por ser antigo, viu?

*Numa tradução livre: "Os livros a transportavam para novos mundos e a apresentavam para pessoas maravilhosas que viviam vidas incríveis. (...) Ela viajava o mundo todo enquanto sentava no seu pequeno quarto em English Valley" - fiquei em dúvida de como traduzir a última parte por ser nome próprio.
** Numa tradução livre: "Eu vou fazer algo a respeito dessa criança, ela disse pra si mesma. Não sei o que será, mas devo encontrar um jeito de ajudá-la no fim."

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^