livros,

Resenha: A Bailarina Fantasma

19:59 Isabela Libório 0

 Antes de tudo: primeiro post que faço com 20 anos, yay! Espero que essa nova idade seja tão especial, enriquecedora e cheia de momentos incríveis como os 19

 Esse livro da Socorro Acioli estava na minha lista de desejados há muito tempo e fiquei extremamente feliz quando encontrei-o com um preço legal em um sebo, essa capa sempre me chamou muito a atenção. Terminei a leitura em um dia e, nossa, sabe quando uma coisa te inspira? Pois é, esse livro me inspirou de um jeito que não sei explicar. Eu não conseguia escrever ficção desde 2012 e, logo que comecei a leitura, senti uma vontade enorme de fazer isso e consegui começar um conto. Isso foi bem especial pra mim.
A história

 A cidade de Fortaleza é o cenário onde se passa a história de Anabela e seu pai Marcelo, viúvo há sete anos e apaixonado por sua profissão de arquiteto. Depois de participar de um concurso entre profissionais do ramo, ele é contratado para ser um dos responsáveis pela reforma do Theatro José de Alencar, o mais antigo da cidade. Além disso, para melhorar ainda mais, sua filha ainda poderia acompanha-lo até o local todas as tardes.

 Naquela mesma noite em que Anabela recebera as notícias, aconteceria a apresentação de um espetáculo chamado Giselle. O pai a convidou para prestigiar essa comemoração e é claro que a menina animou-se e aceitou na mesma hora.


 Após se encantar pelo Theatro e observá-lo por bastante tempo antes de entrar, Anabela encantou-se pelo balé Giselle e a leveza das bailarinas, mas seus olhos ainda brilhavam ao ver uma moça diferente das outras, de vestido azul, rodopiar pelo palco. Mal sabia ela que nem todos conseguiam vê-la e um mistério faria parte de sua vida a partir daquele dia.

“A bailarina olhou para ela, olhou para trás, como se quisesse ter certeza de que aquela menina, a Anabela, estava de fato concentrada em sua coreografia. Da mesma forma, Anabela olhou para trás e, quando virou de volta, a bailarina estava bem na sua frente, assustadoramente branca, quase transparente, olhando nos olhos de Anabela e perguntando desesperada, repetidas vezes, com seu hálito gelado:
- Você me vê? Você me vê?”
Minha opinião

 A escrita de Socorro Acioli me conquistou desde a primeira página de A Bailarina Fantasma. Achei que ela escreve de modo tão leve, fluido e gostoso de ler, mergulhei na história muito rápido por conta disso. O livro é dividido em 3 Atos e, dentro deles, em capítulos que se alternam entre um narrador observador ou narradores que são os próprios personagens, contando a história de seu ponto de vista.

A patinha fofa de Polly no canto da foto, hihi.

 Uma curiosidade é que A Bailarina Fantasma foi baseado em uma lenda urbana realmente contada pelos funcionários do Teatro, ou seja, o livro tem algumas passagens reais – quando se trata da história do local e relatos de aparições – misturadas com momentos fictícios, como os personagens. A parte criada por Socorro é muito criativa e cativante, o mistério nos desperta curiosidade, mas confesso que poderia ter sido mais desenvolvido, tudo é resolvido muito rápido e a história é curta, senti falta de mais páginas.

 Apesar dos personagens serem uns amores, não me apeguei tanto a eles pelo fato da história ser breve, mas achei todos bem pensados. O desfecho é lindo, foi o modo perfeito de selar a história, mesmo me deixando com um gostinho de quero mais quando percebi que já estava no fim.

 E o que dizer dessa edição da Biruta? É um dos livros mais lindos da minha estante e um dos mais caprichados que já vi. A capa já chama a atenção por si só com essa estampa lindíssima e, ao abri-lo, nos deparamos com várias páginas inteiras de estampas do mesmo estilo e cores, é incrível. Além disso, há algumas fotos reais do Theatro José de Alencar, o que ajuda demais nossa imaginação e deixa tudo ainda  mais envolvente. Agora quero muito ver esse lugar de pertinho.


 Pra mim, é um livro pra qualquer idade, recomendo a todos vocês, fiquei apaixonada. Pra minha felicidade, logo depois que li, Socorro Acioli anunciou que o livro será lançado novamente, agora pela Editora Seguinte, com capa nova e, o melhor de tudo, será uma série de quatro livros! Cada livro se passará em uma cidade brasileira diferente e eu torço demais pra uma delas ser Salvador, hehe. Queria que as edições continuassem como essa que tenho, porque é liiinda, mas o fato de que vai virar uma série me consolou completamente.

“Brincamos, dançamos e falamos de amor enquanto a noite chegava aos poucos e cobria o mundo com seu manto escuro.
Já o nosso amor, apesar de tudo, esse nunca anoitecia.”


Ei! Não esquece que seu comentário é muito importante, viu? É uma forma de saber o que mais agrada - ou não - quem lê o blog, além de que adoro saber as opiniões de quem visita sobre o assunto falado. 

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^