livros,

Resenha: O Curioso Caso de Benjamin Button

19:27 Isabela Libório 0


 Desde que descobri que Fitzgerald havia escrito, além de O Grande Gatsby – uma obra que adoro -, O Curioso Caso de Benjamin Button, coloquei na minha cabeça que tinha que ler essa história. Já tinha visto o filme quando descobri e já sabia que a história era extremamente interessante, mas queria entrar de novo nesse mundo pelas palavras do autor.

 Muito felizmente, acabou de sair uma nova Coleção Folha de Grandes Nomes da Literatura e a tal obra que quero ler há tanto tempo estava entre os primeiros volumes. Logo que saiu, corri pra bancas e adquiri o meu livro cuja edição, aliás, está LINDA. Li no dia seguinte e curti muito, pena que é um conto tão breve, de pouquíssimas páginas, fiquei desejando mais.
A história

 Os jovens Sr. e Sra. Button eram um casal da alta sociedade e se preparavam para ter seu primeiro filho. Colocavam todas as suas expectativas na criança e imaginavam um milhão de coisas pra que a mesma tivesse um futuro promissor. Mas a vida resolveu surpreendê-los um pouco e, ao chegar no hospital para visitar sua mulher e o bebê, o Sr. Roger Button foi recebido com olhares de pavor. Só quando viu seu filho com os próprios olhos que entendeu: ele era um senhor de idade.

“Os olhos do Sr. Button acompanharam o dedo apontado da mulher, e eis agora o que ele viu. Enrolado num volumoso cobertor branco, e parcialmente imprensado dentro de um dos berços, estava um velho que aparentava ter cerca de setenta anos de idade. O cabelo ralo era quase branco, e de seu queixo pingava uma longa barba de cor esfumaçada, a qual oscilava absurdamente para lá e para cá, soprada pela brisa que entrava pela janela.”

 Ao longo dos anos, ao contrário de todos a sua volta, Benjamin Button ficava mais jovem e é a partir dessa peculiaridade que Fitzgerald desenvolve seu conto e critica a obsessão da sociedade pela juventude eterna.

Minha opinião

 A única crítica que tenho a esse conto é seu tamanho, são só 50 páginas de história. É tão, tão curto que nem vi quando terminou, fiquei desejando mais. A ideia de Fitzgerald é muito boa e original, mas gostaria que ele tivesse desenvolvido mais e detalhado mais momentos, poderia ser um livro enorme – assim como o filme, que é um milhão de vezes mais longo -.

 Adoro como o autor faz críticas sutis, como em O Grande Gatsby. Dessa vez, ele critica toda a obsessão das pessoas pela juventude e como as mesmas acabam perdendo seu valor a partir do momento em que envelhecem. Fitzgerald não se preocupa muito em explicar por que ou como esse fenômeno aconteceu, nem, ao menos, como uma mulher conseguiu dar a luz a uma pessoa muito maior do que um bebê. Mas isso não me incomodou.


 Quanto ao filme, eles só se basearam na ideia de Fitzgerald, porque é completamente diferente, desde o início a tudo o que eles acrescentaram. Mas eu gosto da adaptação, apesar de longa até demais. Digamos que senti que, apesar de ainda ter um toque de drama, o livro acaba sendo mais “cômico” do que o filme.

 Eu fiquei completamente encantada pela edição que a Folha publicou. É LINDA, de capa dura, incrível e aquarelada. As páginas são amareladas e contam com um extra, que fala um pouco da coleção. Podem esperar por muitas resenhas de clássicos por aqui, porque, se depender de mim, irei atrás de todos dessa coleção.

Os dois primeiros livros da Coleção. Clique aqui para saber mais.

Ei! Não esquece que seu comentário é muito importante, viu? É uma forma de saber o que mais agrada - ou não - quem lê o blog, além de que adoro saber as opiniões de quem visita sobre o assunto falado. 

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^